O Instituto Regulador da Construção e Obras Públicas, realizou uma mesa redonda com o tema “Parceria estratégica entre o IRCOP e parceiros” na passada 6ª feira 20 de Outubro pelas 10horas, nas suas instalações do Talatona, visando a melhoria do Sector da Construção, especificamente na vertente da Regulamentação Técnica.
A sessão foi presidida pelo Director Geral do IRCOP Fernando Malheiros, e estiveram presentes o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola – Augusto Paulino Neto, e da Ordem dos Arquitectos de Angola (OAA) – Celestino Chitonho, a Secretaria Executiva da Associação Angolana dos Projectistas e Consultores (AAPC) – Neusa Inglês, a Associação dos Empreiteiros de Construção Civil e Obras Públicas de Angola (AECOPA) – José Ferreira, a Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) – Massada Culembala, a Universidade Agostinho Neto (UAN) – António Kiala, e alguns funcionários do IRCOP.
O Director Geral do instituto, fez saber que há necessidade dos projectos de arquitectura e engenharia, serem elaborados ou adaptados com base na realidade do país de formas a evitar danos futuros.
“se não fizermos com responsabilidade e patriotismo, de nada valerá tudo o que está a ser feito agora” referiu o Director Geral do IRCOP.
Os participantes tomaram conhecimento de que foram elaborados e submetidos para aprovação do Conselho Técnico do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação – MINOPUH, as propostas de Regulamentos Técnicos a serem aplicados nos estudos, projectos, construção e fiscalização de obras.
O IRCOP incentivou os parceiros a apoiarem o órgão, para o desenvolvimento da actividade do Sector da Construção criando protocolos de cooperação.
Em gesto de conclusão os participantes apoiaram a iniciativa do IRCOP, propondo que se realizem mais encontros do género, para que sejam definidas as linhas orientadoras a fim de se encontrarem as soluções pretendidas.